sexta-feira, 21 de maio de 2010

A EMANCIPAÇÃO DA MULHER. Texto de Lívia Monteiro discute o papel da mulher na atualidade


A EMANCIPAÇÃO DA MULHER; avanços significativos ao preço de muitas lutas



Lívia Maria Monteiro Rodrigues*



A expansão do papel da mulher no mercado de trabalho tem sido contínua. A tentativa das mulheres de se igualarem se iniciou há muitos anos, mas tem seu marco principal no dia 8 de março de 1857, quando operárias resolveram paralisar seu trabalho no intuito de reivindicarem melhorias de salários.
Embora a nossa sociedade ainda se encontre machista e preconceituosa, a inserção das mulheres no mercado de trabalho está aumentando a cada ano e cada vez mais vem sendo notada a sua participação em trabalhos que há algum tempo só era realizado por homens.
No Brasil, quando falamos em escolaridade, a população feminina também vem aumentando sua participação e ultrapassando os homens, ocupando a grande maioria no nível superior.
Mesmo com o nível de escolaridade elevado, as mulheres ainda são vítimas de preconceito, principalmente quando se fala em igualdade salarial, que é um dos fatores que mais tem causado repercussão em todo o mundo. É comum mesmo depois de muito tempo de luta por igualdade feminina, mulheres exercerem a mesma função e terem a mesma carga horária de trabalho dos homens, mesmo assim tendo remuneração bem mais baixa quando comparadas com a masculina.
Além de tantos preconceitos enfrentados pelas mulheres na sociedade, grande parte da população feminina enfrenta sérios problemas dentro de casa. A violência praticada por parte de seus companheiros é uma das questões de maior relevância. Indefesas, as mulheres sofrem agressões diárias, silenciosamente. O impedimento de exercerem uma profissão fora de casa, também é um dos obstáculos enfrentados por elas. Ainda existem maridos machistas a ponto de proibirem suas esposas de trabalharem fora e jamais aceitarem que elas recebam salários mais altos que eles.
Mesmo com tantas desigualdades e preconceitos, as mulheres mostram-se incansáveis quando o assunto é lutar por seus direitos. Atualmente elas vêm conseguindo emprego com mais facilidade que os homens, demonstrando perfeição no que fazem, mesmo que muitas vezes elas trabalhem em dobro dentro e fora de casa.
A população feminina não pode e não deve desistir de continuar lutando por igualdade. Esse esforço não é somente para diminuir, mas sim para acabar com a desvalorização da mulher. Os avanços sem dúvidas têm sido percebidos, mas, para que a igualdade aconteça por completo, toda a sociedade terá que passar por uma transformação, conscientizando-se da ideia de que mulheres e homens são iguais e têm os mesmos direito e deveres
.

*Aluna do I Período de Letras da FVJ.


Nenhum comentário:

Postar um comentário