quinta-feira, 20 de maio de 2010

HOMOSSEXUALISMO. Texto de Stérffane Damasceno trata desse assunto polêmico


HOMOSSEXUALISMO: DOENÇA, VÍCIO, PERTURBAÇÃO MENTAL OU APENAS OPÇÃO?



Stérffane Deyse Damasceno dos Santos*



Existem nos dias atuais muitas discussões e diversas opiniões sobre o Homossexualismo. Alguns estudiosos citam os aspectos biológicos, outros os sociais e psicológicos e ainda há os que consideram uma opção.
Homossexualismo é uma questão permeada de muitos tabus e preconceitos, já que nossa sociedade estabelece alguns modelos de conduta, de como homens e mulheres devem ser, agir e pensar. Qualquer pessoa que se afaste do que é normal é discriminada ou até ridicularizada. Assim os homossexuais são chamados de “veado, “sapatão”, e muitas vezes são responsabilizados por espalharem o vírus da AIDS.
Esse tipo de preconceito, inclusive por parte de profissionais da área de saúde, está dificultando a informação a respeito de doenças sexualmente transmissíveis (DST). Alguns médicos classificam a homossexualidade como doença passível de cura, “um transtorno mental”, apesar de existirem opiniões diferentes sobre o homossexualismo; mesmo assim ele não pode ser considerado vício ou degeneração mental.
Temos então um dos maiores exemplos de preconceito que chega ao extremo: o líder alemão responsável pelos horrores da segunda guerra mundial e o nazismo, Hitler, se baseava na teoria da raça pura: homossexuais, judeus, ciganos, deficientes, negros e comunistas deveriam ser perseguidos e assassinados por serem pertencentes a raças inferiores aos Arianos.
Quando discriminamos alguém, estamos querendo ser melhores que eles; Isso são praticas que são atribuídas ao nazismo. Se quisermos ser respeitados, com nossas características, nossas idéias, nosso modo de vida, temos que respeitar os demais.



*Aluna do I período de letras da FVJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário