quarta-feira, 26 de maio de 2010

GRUPO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM DA FVJ LANÇA REVISTA ELETRÔNICA


LANÇADA A REVISTA ELETRÔNICA GRANDES TEMAS – primeiro resultado das ações do Grupo de Estudos da Linguagem da FVJ - GELF



Francisco Canindé Tinoco de Luna*



Como resultado das primeiras ações do GELF – Grupo de Estudos da Linguagem da FVJ foi lançada no último dia 27 de maio de 2010, quinta-feira, às 19 horas, no Instituto Waldemar Falcão, a REVISTA ELETRÔNICA GRANDES TEMAS, dentro da programação da I Jornada de Práticas Docentes dos Cursos de Letras e Pedagogia. A Revista consiste de textos produzidos pelos alunos do I período de Letras da FVJ, sobre os mais variados e polêmicos temas da atualidade. Trata-se de uma atividade de produção textual na perspectiva dos gêneros textuais e discursivos. Ao levar os alunos a produzirem textos que serão lidos por toda a comunidade acadêmica ( e certamente por toda a sociedade já que estão disponíveis na internet) estamos incentivando a produção textual em situações reais de interação sócio-comunicativa e adotando a concepção interacionista de linguagem que, comprovadamente, tem dados excelentes resultados. Alertamos que os textos publicados na Revista não possuem ainda caráter científico; são mais próximos do domínio jornalístico, nos gêneros editorial, artigo de opinião ou informativos. Isso porém, não diminui o valor dessas produções, pois, como vemos em Metodologia da pesquisa educacional (FAZENDA, 2000, p.7) a dificuldade mais freqüente para quem vai produzir um trabalho científico “é a dificuldade para escrever, pois, a expressão escrita requer, antes de mais nada, uma apropriação do objeto da escrita”. A REVISTA ELETRÔNICA GRANDES TEMAS é, de modo proposital, um primeiro esforço no sentido de vencer essa dificuldade, habilitando os alunos para o exercício da escrita já no I período, com vistas aos inúmeros relatórios, resenhas, artigos e outros trabalhos científicos que eles serão chamados a fazer durante toda sua vida acadêmica na FVJ. Nestas ocasiões aí sim, todos serão cobrados a produzirem textos com o devido rigor acadêmico e dentro dos padrões adequados de textualidade, coesão, coerência e unidade sócio-comunicativa, semântica e formal. Aproveitamos a oportunidade para agradecer à Professora Isabella, coordenadora dos Cursos de Letras e Pedagogia pelo apoio dado aos trabalhos do GELF, aos demais professores dessas áreas, bem como a todos os alunos e alunas do I período de Letras da FVJ pelo empenho e motivação com que produziram os textos da Revista que ora apresentamos. Todos estão convidados a ler os textos, sugerir, comentar, criticar e divulgar


*Professor de Produção Textual e Orientador do Grupo de Estudos da Linguagem da FVJ - GELF

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