quinta-feira, 20 de maio de 2010

ENERGIA EÓLICA. Texto de Raynara Viana fala de desenvolvimento sustentável


A FORÇA DOS VENTOS; energia limpa para um desenvolvimento sustentável

Raynara Viena da Silva*



O termo eólico vem do grego eólico, pertencente ou relativo ao vento. A energia eólica tem sido aproveitada desde a antiguidade para mover barcos, impulsionados pelas velas ou para fazer funcionar a engrenagem de moinhos, movendo suas pás. Nos moinhos de vento a energia eólica era transformada em energia mecânica, utilizada na margem de rios ou para bombear água. Os moinhos foram usados para a fabricação de farinhas e ainda para drenagem de canais, sobretudo nos países Baixos.
Na atualidade utiliza-se a energia eólica para mover aerogeradores, os quais são grandes turbinas colocadas em lugares de muito vento. Essas turbinas têm a forma de um cata-vento ou um moinho. Esse movimento, através de um gerador, produz energia eólica. É preciso concentrar aerogeradores em parques eólicos para que a produção de energia se torne rentável, mas podem ser usados isoladamente para alimentar localidades remotas e distantes da sede de transmissão. É possível ainda a utilização de aerogeradores de baixa tensão quando se trata de requisitos limitados de energia elétrica.
A energia eólica pode ser considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, principalmente porque é renovável, ou seja, não se esgota. Além disso, é amplamente distribuída globalmente, e se utiliza para substituir fontes de combustíveis fósseis, alem de auxiliar na redução do efeito estufa. Em países como o Brasil, que possui uma grande malha hidrográfica, a energia eólica pode se tornar importante no futuro, porque ela não consome água, que é um bem cada vez mais controlado. Em países com uma malha hidrográfica pequena, a energia eólica passa a ter um papel fundamental, como talvez a única energia limpa e eficaz nesses locais.
Além da questão ambiental, as turbinas eólicas possuem a vantagem de poderem ser utilizadas tanto em conexão com redes elétricas como em lugares isolados, não sendo necessária a implementação de linhas de transmissão para alimentar certas regiões que possuem aerogeradores.
A IMPSA e a Cemig marcam o início de uma nova era na geração de energia sustentável no Brasil com a Usina Eólica Praia de Canoa Quebrada. Por ser renovável – em outras palavras, inesgotável – energia eólica é considerada a fonte de energia natural mais limpa do planeta. Nela, o movimento das turbinas produz energia elétrica a partir da forca dos ventos. Dentro do programa de Incentivo as Alternativas de Energia, do Governo Federal, nos próximos vinte anos, toda a energia elétrica gerada pela Usina Eólica Praia de Canoa Quebrada será comercializada pela Eletrobrás.
Além de ampliar a oferta de energia do Nordeste, atendendo à demanda atual e futura sem agredir o meio ambiente, o empreendimento vai contribuir para o crescimento econômico e social da região, gerando empregos diretos e indiretos. Mas, aí é que vem a questão: será que realmente a energia eólica traz somente benefícios? Segundo os ambientalistas e moradores da região, esse novo empreendimento está prejudicando o meio ambiente; Eles acham que com a vinda da energia eólica o patrimônio ambiental virá a ser prejudicado

*Aluna do I período de Letras da FVJ

Um comentário:

  1. pois é mais tem pessoas que só querem destruir oque termos de melhor em nossa cidade como os manguezais , as lagoas artificiais é com isso sofremos muito com o desmatamento que essa energia favoreçe.....

    ResponderExcluir