quinta-feira, 20 de maio de 2010

FLORESTA AMAZÔNICA. Texto de Carline Freitas aborda uma questão de interesse internacional



FLORESTA AMAZÔNICA; é preciso oxigenar o pulmão do mundo


Carline Freitas dos Santos*



A floresta amazônica é o ecossistema equatorial que forma a maior parte da Amazônia. É uma das três grandes florestas tropicais do mundo. Possui uma diversidade de espécies, embora pouco conhecidas devido à dificuldade de acesso as altas copas, que são o habitat da maior parte das aves. Mas infelizmente essa fauna e essa flora estão sendo ameaçadas pelos desmatamentos, queimadas e as mudanças climáticas decorrentes de tais atos, que têm crescido significativamente a cada ano.
Segundo Michael Willians “ O povo brasileiro sempre viu a Amazônia como uma propriedade que pode ser livremente cortada, queimada e abandonada”. E é realmente isso que está acontecendo; Nós estamos valorizando mais o cultivo da soja e a pastagem de animais do que a preservação da fauna e da flora que são essenciais para o equilíbrio ambiental de todo o planeta. Devíamos ter leis mais rígidas que proibissem toda e qualquer ação que venha a afetar negativamente o meio ambiente. Porém esse pensamento é apenas um ideal e está longe de ser real.
Diante disso, o que nos resta a fazer de mais sensato é conscientizar a população brasileira, principalmente as comunidades amazônicas, de que ao agredirmos o meio natural estamos cavando a nossa própria cova. Se continuarmos a destruir as nossas florestas, um dia, que está bem próximo, não haverá mais árvores suficientes para absorver o dióxido de carbono, gás altamente nocivo aos seres humanos. Além de alterar o clima da região, podendo causar muitos desastres ecológicos.
Nós e somente nós podemos mudar essa situação. Caso contrário, seremos culpados e merecedores das conseqüências de nossos atos de agressão ao meio ambiente ou pelo nosso ato de omissão ou indiferença ao grito de socorro da floresta Amazônica.


*Aluna do primeiro período de letras da FVJ.

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. verdade gente nao devemos maltratar os animais!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. a autora esta serta, não devemos maltratar os animais e muito menos desmatar a floresta amazônica.quero ver um dia não ter arvores suficientes,ai que as pessoas vai perceber que estão erradas

    ResponderExcluir
  4. Eu cursava o primeiro período do curso de Letras da Faculdade do Vale do Jaguaribe quando produzi esse texto. :) É muito bom poder revê-lo.

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu texto me ajudou bastante no meu trabalho sobre a floresta Amazônica sou gabriela tenho dez anos e achei otimo seu texto

    ResponderExcluir