quinta-feira, 20 de maio de 2010

PEDOFILIA. Texto de Vanessa Oliveira trata desse crime abominável



PEDOFILIA; é preciso denunciar e combater a impunidade



Vanessa Oliveira de Andrade*



Hoje, a pedofilia é um dos temas mais abordados e discutidos da sociedade moderna. Para a psicanálise, a pedofilia é tida como uma perversão sexual. Porém, o que mais impressiona é que na maioria dos casos de abusos sexuais de crianças os principais agressores são os tios, padrastos e pais.

Muitas vezes o pedófilo apresenta uma sexualidade pouco desenvolvida e temendo a resistência de um parceiro em iguais condições, escolhe como parceiro uma pessoa mais vulnerável. Mas será que esse distúrbio sexual justifica tal ato? A resposta é não, pois o abuso sexual de menores gera danos na estrutura e nas funções do cérebro da criança molestada. Danos estes que em algumas dessas crianças podem tornar-se irreversíveis. Mas afinal de contas o que leva uma pessoa a cometer um ato tão cruel contra uma criança? Doença ou pura monstruosidade?

O problema da pedofilia no Brasil, por gerar muita polêmica, vem finalmente despertando os olhares da justiça. Basta ver, por exemplo, o que diz o Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu artigo 241, prevendo pena de um a quatro anos para quem fotografar ou publicar cenas de sexo que envolva crianças. Sabe-se que não é uma pena muito alta, mas para um país que é tido como país da impunidade já é um bom começo.

*Aluna do I período do Curso de Letras da FVJ


Um comentário:

  1. Infelizmente a pedofilia reflecte o que muitas crianças têm em casa e na sociedade que está inserida.
    Muitos dos familiares em questão, sofreram na pele enquanto crianças semelhantes abusos e quem sabe os seus pais também e avós e etc.
    Também somos responsáveis por não vigiarmos nossas crianças e darmos demasiada liberdade, por exemplo quando deixamos frequentar a casa de vizinhos, muitos desses vizinhos também têm problemas.
    Outras pessoas foram vítimas de abuso sexual, seja num sequestro, um assalto, um presidiário que é violado na cela por outros presos.
    A pedofilia pode ser explicado de diversas maneiras e infelizmente existem diversos predadores sexuais que nunca foram presos.
    Tudo passa pela formação das famílias e pelo desequilíbrio interior de cada um de nós.
    Esperemos que um dia todos nós possamos ter mais formação e melhor qualidade de vida para que possamos todos ter as mesmas oportunidades e acrescentarmos valor as nossas existências.

    ResponderExcluir