quinta-feira, 8 de novembro de 2012


A ATUAÇÃO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE NA PROMOÇÃO DA SAÚDE E NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS[1]

Silvana Gardênia e Sangila Sirley[2]

O tema escolhido está presente no nosso dia a dia, pois trabalhamos como Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e queremos expor um pouco da grande atuação e promoção de saúde que o ACS faz dentro de uma comunidade.
            A Organização de uma equipe de saúde da família (ESF) é constituída por médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e Agente comunitário de Saúde. É nesse contexto que o Ministério da Saúde conclui que o ACS se torna articulador do processo de trabalho da equipe, exatamente por “trabalhar fora do posto”, morar na sua área de atuação, conhecer muito bem a comunidade em que vive e ter maior acesso aos domicílios.
            As atribuições básicas do ACS são cadastrar e identificar indivíduos e famílias em situações de risco, orientar as famílias para a utilização adequada dos serviços de saúde e, percebidas agravos que acometem aquela comunidade, comunicar à equipe do ESF a sua percepção e retornar com orientações, encaminhamentos ou outras atividades que possam evitar diminuir ou solucionar os problemas encontrados, juntamente com os profissionais de saúde e a própria comunidade. Os ACS têm atuado de maneira bastante ampla, por meio da vigilância à saúde, com controle do pré-natal e da imunização, uso adequado de medicamentos, melhoria dos hábitos de higiene, entre outros.
            Então é com satisfação que posso dizer que o papel do ACS é fundamental dentro da área da saúde e que a enfermagem só teve e tem a ganhar com esses profissionais na prevenção de doenças e na promoção da saúde.



[1] Texto de opinião produzido na Disciplina Leitura e Produção Textual Ministrada pelo Professor Tinoco Luna

[2] Alunos do 2º período “C” do Curso de Enfermagem da Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário