quarta-feira, 7 de novembro de 2012


DEPRESSÃO: Uma doença da mente[1]

Thais Moreira e Uquiana Lucas[2]

Nos dias atuais, a população está sofrendo graves consequências da globalização. Diante disto, a saúde do ser humano acaba sendo afetada também. A depressão que surge em consequências disto, se manifesta em várias ocasiões: depressão pós-parto, depressão de transtorno, depressão afetiva, depressão de humor, entre outras. Mas hoje iremos abordar como tema a depressão de transtorno, sendo está a mais comum entre as pessoas.
Na depressão de transtorno, o portador muda de humor em segundos. Por isso essa patologia é chamada dessa forma pelos psiquiatras. Vale ressaltar que a cada dia aumenta mais o número de pessoas com essa doença. Ela atinge as funções da mente humana, fazendo com que tudo se torne problemático, difícil e cansativo deixando a pessoa bastante desmotivada com uma sensação de vazio, de impotência e de incapacidade.
Diante disto, podemos dizer que a depressão se manifesta de várias maneiras, da mesma forma que outras doenças e no Brasil, estudos mostram que ela vem atingindo constantemente a população.
Devemos lembrar que a depressão não é uma doença fácil de ser tratada, pois não depende apenas de um simples tratamento, mas de toda uma ajuda em conjunto. Precisa dos familiares, amigos e principalmente do próprio portador da doença. É de fundamental importância que o portador aceite a ajuda para iniciar um tratamento antes que a doença se torne ainda mais grave.
É ai que devemos ressaltar a contribuição do profissional de Enfermagem no tratamento da depressão, pois este irá acompanhar a sua evolução e reabilitar esse paciente para que ele possa voltar a ter uma vida normal como antes.
Não vamos esquecer, porém que a depressão é uma doença que pode atingir qualquer pessoa, por isso é importantíssimo acreditarmos que mesmo estando com depressão, nós somos capazes de mudarmos nossa vida, de encontramos  saída para todos os problemas e que acima de tudo você pode ser feliz. Mas essa é um iniciativa que depende de cada um, especialmente do paciente deprimido.





[1] Texto de opinião produzido na Disciplina Leitura e Produção Textual Ministrada pelo Professor Tinoco Luna

[2] Alunos do 2º período “C” do Curso de Enfermagem da Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário