sexta-feira, 9 de novembro de 2012


ASSISTÊNCIA PRESTADA PELA ENFERMAGEM AOS PACIENTES COM DOENÇA MENTAL[1] 



                                                                              Rosiane e Raiane[2]

           Escolhemos  este tema porque queremos abordar de modo mais exaustivo, a assistência  prestada pela enfermagem ao paciente com doença mental, uma vez que a enfermagem promove saúde em qualquer área que esteja atuando, tanto no aspecto fisiológico, como psicológico, como  é o caso da saúde mental.            
        O enfermeiro é um agente ativo que se une ao paciente com o objetivo de ajudar e reconhecer situações que ambos estão vivenciando, na tentativa de encontrar soluções adequadas diante de problemas de saúde existentes. Embora o enfermeiro e paciente desempenhem papéis diferentes (um procura ajuda e o outro oferece), os objetivos são comuns, uma vez que ambos buscam compreender e solucionar problemas através da comunicação, cooperação, respeito e amizade.
No caso do tratamento de doenças mentais, a relação entre atividades, interações e sentimentos não está relacionada diretamente com a competência técnica de cada pessoa e, sim, com a influência do grupo a ser tratado e da situação de trabalho. É um relacionamento humano de realce o que se estabelece entre um indivíduo que está doente ou necessitando de serviços de saúde e uma enfermeira preparada para reconhecer e responder à necessidade de ajuda. O ideal é que quando a enfermeira e o paciente se encontram e se conhecem se forme um compromisso entre ambos no sentido de trabalharem juntos.
O pessoal de enfermagem representa a grande maioria da força de trabalho nos serviços, inclusive quando se trata do cuidado com doentes mentais. Seja no papel de gestor, de membros da equipe em contato direto com o portador de saúde mental e seus familiares, seja na supervisão dos auxiliares e técnicos de enfermagem, ou na determinação do projeto terapêutico para cada pessoa sob seus cuidados, o enfermeiro é o elemento chave neste processo de mudanças.
Trabalhar com pacientes psiquiátricos é trabalhar com a realidade onde ele passa sua vida, seja na família, com amigos, parentes, colegas e outros. É um trabalho em comum que ajuda a se perceber e se sentir, abrindo espaço para fortalecer o “nos” em suas vidas. Esta área não é muito visada e, por isso, trata-se de um trabalho no qual temos que ter o maior cuidado e atenção. Lutar com pacientes com distúrbios mentais não é tão simples como se pensa.   Devem ser mudadas as formas de cuidar das pessoas com transtorno mental e o objetivo de atenção deve deixar de ser apenas a doença e passar a ser existência do sofrimento do indivíduo e sua relação com o corpo social; a ênfase não se centra mais no processo de cura, mas no projeto de intervenção de saúde. O olhar passa a ser direcionado á pessoa, a sua cultura e à sua vida cotidiana.


[1] Texto de opinião produzido na Disciplina Leitura e Produção Textual Ministrada pelo Professor Tinoco Luna

[2] Alunos do 2º período “C” do Curso de Enfermagem da Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ)


Nenhum comentário:

Postar um comentário