quarta-feira, 7 de novembro de 2012


A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA ASSISTÊNCIA À CRIANÇA COM LEUCEMIA LINFOBLÁSTICA AGUDA[1]

Erlane Almeida e Josenilda[2]

A Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA) é uma doença comum em pediatria. O enfermeiro tem o papel de estar preparado para os processos, sejam eles positivos ou negativos. O presente trabalho tem como objetivo sensibilizar e conscientizar os profissionais da área da enfermagem sobre sua importância no cuidar desses pacientes, tema escolhido por identificação das autoras com área da pediatria oncológica.
O profissional da área de enfermagem é privilegiado quando escolhido para trabalhar com esses pacientes, pois, ao lidar com a “inocência” das crianças, tem a oportunidade de fazer um melhor acompanhamento e obter diagnósticos que terão mais chances de cura. O acompanhamento das respostas positivas exibe também as complicações, pois essas crianças sofrem muitos distúrbios físicos e psíquicos que podem atrasar o processo positivo do tratamento oferecido.
Além de a doença afetar o emocional dos pacientes e familiares, os tratamentos radioterápicos e quimioterápicos podem acarretar uma serie de problemas nas mucosas. A quimioterapia, por ser sistêmica, pode afetar o organismo globalmente. Por outro lado, a radioterapia apesar de ser um tratamento localizado, pode acarretar danos á mucosa, quando esta estiver incluída em seu campo de ação, tornando o tratamento ainda mais doloroso. (SOUSA & ESCOBAR, 2002, PP 8-12).
Chegamos à conclusão de que o papel do enfermeiro no que diz respeito ao cuidado com os pacientes da pediatria oncológica, é de suma importância, tendo em vista as necessidades do bem estar da criança portadora desta patologia maligna que atinge uma parcela relativamente alta da população. O enfermeiro, que atua nessa área, deve sempre esta buscando conhecimentos para melhor atender, tornando a relação enfermeiro/paciente o mais amigável e confiável possível, pois este profissional de saúde esta em contato direto com o portador dessa patologia.





[1] Texto de opinião produzido na Disciplina Leitura e Produção Textual Ministrada pelo Professor Tinoco Luna

[2] Alunos do 2º período “C” do Curso de Enfermagem da Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário