quarta-feira, 7 de novembro de 2012


PRÉ-NATAL: A importância desse procedimento para gestantes e bebês[1]

Wesley Carneiro e Ana Sueli[2]

            O acompanhamento pré-natal é essencial para garantir uma gestação saudável e um parto seguro, também para esclarecer dúvidas das futuras mães. A gestação caracteriza-se por ser um período de mudanças físicas e emocionais no qual a mulher necessita de um acolhimento adequado, oferecendo respostas e apoio para esclarecer suas dúvidas, angustias, curiosidades em saber o que esta acontecendo com seu corpo.
            Com o objetivo de melhorar o acesso à cobertura e a qualidade desse atendimento, o Ministério da Saúde no ano de 2000 lança o programa de Humanização do Pré-natal e Nascimento. Ele incentiva as gestantes a buscarem o Sistema Único de Saúde (SUS) e estabelecer que sejam  realizadas no mínimo seis consultas, uma no primeiro trimestre de gravidez, duas no segundo e três no terceiro. Nessas consultas o médico ou enfermeiro deve verificar a pressão arterial, o tamanho da barriga e o peso da futura mãe e também escutar o coração da criança.
            Esse acolhimento proporciona discussões em torno das necessidades das gestantes, toda vez que a usuária entra em contato com o serviço de saúde, obtendo respostas a suas necessidades por meio da assistência, ou de informações, isto é, quando os profissionais demonstram interesse pelos seus problemas e se prontificam para resolvê-los. O pré-natal diminui os riscos de complicações e mantém o bem-estar da mãe e do feto, durante esse acompanhamento a gestante recebe informações sobre cuidados importantes como aleitamento materno, alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos. O indicado para uma gravidez sem complicações e realizar todos os exames indicados como os testes de sangue, glicemia, sorologia, anti-HIV, entre outros.
            O pré-natal não é só importante para os bebês, mas também para as mães. Muita dessas gestantes que sofrem violência domestica, e a gravidez chega a ser indesejada. Por isso é importante o pré-natal com esse acompanhamento poderá identificar quais são as maiores dificuldades das gestantes se a gravidez tem algum risco e se o feto está tendo um bom desenvolvimento. Toda gestante tem direito ao pré-natal e abrir mão desse atendimento é indispensável, garantir-se de que seu filho vai ter um bom desenvolvimento, e a gestante terá um parto saudável.




[1] Texto de opinião produzido na Disciplina Leitura e Produção Textual Ministrada pelo Professor Tinoco Luna

[2] Alunos do 2º período “C” do Curso de Enfermagem da Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário