quarta-feira, 7 de novembro de 2012


O AVANÇO DA ENFERMAGEM OBSTÉTRICA[1]

Adalto Xavier de Araújo e Nayonara Freire Oliveira[2]


A prestação de cuidados à família em período fértil visa o ideal de fazer com que cada gravidez resulte em uma mãe, um bebê e uma família saudável. O enfermeiro, atualmente depara-se com muitas questões envolventes e desafiadoras para atingir esse objetivo. No último século houve muitos avanços na área de medicina obstétrica, tais como: monitoramento fetal, ultrassonografias e unidade de terapia neonatal. Fertilização in-vitro e congelamento de embriões permitiram que as pessoas tivessem oportunidades que antes pareciam impossíveis, como por exemplo, a inseminação artificial.
            Atualmente, as famílias com possibilidade de gerar filhos têm muitas opções. O parto planejado pode ocorrer em hospitais tradicionais, maternidades ou residências. O profissional de saúde de cuidados primários pode ser um médico, um enfermeiro obstétrico habilitado ou uma parteira. As opções relacionadas com o parto, comumente incluem o uso de salas de pré-partos, parto e recuperação e puerpério, várias posições para o parto e métodos analgésicos e estratégias alternativas para o alívio da dor, como hidroterapia. A paciente também tem o direito de acompanhamento durante o parto que, tanto pode ser o esposo, a mãe, ou alguém que a mesma queira que assista ao parto.
            O avanço da enfermagem nessa área trouxe diversas melhorias tanto para a família, como para a mãe e para a criança. Com base em pesquisas se pode perceber que a mortalidade neonatal, como a mortalidade de gestantes, diminuiu muito por conta de programas de saúde voltados, especialmente para essa área.
           




[1] Texto de opinião produzido na Disciplina Leitura e Produção Textual Ministrada pelo Professor Tinoco Luna
[2] Alunos do 2º período “C” do Curso de Enfermagem da Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ)

Um comentário: