quinta-feira, 8 de novembro de 2012


ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A PACIENTES COM DOENÇAS MENTAIS[1]
Márcia Ferreira e Natália Bezerra[2]

Abordamos este tema por tratar de um assunto que cabe à nós, como futuros profissionais de saúde, ter o conhecimento e  saber agir de forma correta, ajudando ao máximo aos pacientes com doenças mentais e sensibilizando aos outros acerca da importância que essas pessoas têm.
            É preciso que essas pessoas portadoras de transtornos mentais sejam inclusas e vistas como seres dignos, com direito à liberdade, a integração física e mental e a qualidade de vida.
            O lado positivo de tudo isso é que hoje em dia existem diversas maneiras de ajudá-las, não só com tratamentos terapêuticos, mas de forma solidária, quer através dos profissionais que se dedicam a essas pessoas ou através de seus familiares.
            Olhando pelo lado negativo temos a discriminação e o preconceito que essas pessoas sofrem, quando além de não serem bem aceitas pela sociedade, elas também são vítimas dentro do seu próprio círculo familiar, sendo destratadas e vistas como seres sem importância em muitos casos.
            Ao refletirmos sobre essa questão vimos que podemos fazer um pouco mais por essas pessoas; enquanto a sociedade dá valor às coisas insignificantes, existem pessoas precisando de sua ajuda. A partir daí vimos que as pessoas não devem ser diminuídas pelo fato de serem portadores da doença. Elas precisam de muito amor, carinho e a oportunidade de serem incluídas na sociedade.




[1] Texto de opinião produzido na Disciplina Leitura e Produção Textual Ministrada pelo Professor Tinoco Luna

[2] Alunos do 2º período “C” do Curso de Enfermagem da Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ)


Nenhum comentário:

Postar um comentário